Em Altamira secretaria de saúde alerta para vacinação contra o sarampo

 

Publicado em: 08/10/2019 10:26 | Fonte/Agência: Assessoria de Imprensa

Whatsapp

 

 

A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo começou ontem (07), em todos os postos de saúde do país. Dois grupos de pessoas estão no alvo da nova campanha. O primeiro grupo é formado por crianças de 6 meses até menores de 5 anos, e a vacinação vai até 25 de outubro, com o Dia D no dia 19. O segundo grupo, com faixa etária de 20 a 29 anos e que não estão com a caderneta de imunização em dia.

Vacinar contra o sarampo é importante para evitar complicações como cegueira e infecções generalizadas que podem levar a óbito. Por isso, o governo em parceria com os estados e municípios quer vacinar 39,9 milhões de brasileiros, 20% da população, que hoje estão suscetíveis ao vírus do sarampo, de acordo com o Ministério da Saúde. Apesar da faixa etária de 20 a 29 anos concentrar a maior parte desses brasileiros (35%), são os menores de 5 anos o grupo mais suscetível para complicações do sarampo. Dados No levantamento divulgado até o dia 28 de agosto, o Brasil registrou 5.404 casos confirmados de sarampo e seis mortes, sendo quatro delas de pacientes menores de 1 ano.

Dos casos confirmados nesse período, 97% (5.228) estão concentrados em 173 municípios de São Paulo, principalmente na região metropolitana. Os outros 176 casos foram registrados em 18 estados: Rio de Janeiro, Minas Gerais, Maranhão, Paraná, Piauí, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Ceará, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Pará Rio Grande do Norte, Espírito Santo, Goiás, Bahia, Sergipe e Distrito Federal.

Em Altamira do Paraná a secretaria de saúde alerta para importância da vacinação. Os horários para atendimento na Unidade Básica de Saúde para vacinação é das 08h30 as 11h30 e 13h30 as 16h30.