História

A origem histórica de Altamira do Paraná ocorreu á muitos anos sendo que passou pelo poder de vários municípios como Guarapuava, Pitanga, Palmital até a sua emancipação. Segundo IBGE, 2017 esse processo histórico se deu da seguinte forma:

[...] A região que abrange o território do município de Altamira do Paraná era um grande vazio demográfico ocupado esparsamente por famílias que se dedicavam ao extrativismo vegetal, primeiramente a erva-mate, depois a madeira. Formou-se então uma pequena povoação, no interior do imenso município de Guarapuava. Em 1943, com a criação do município de Pitanga, o núcleo passou a ter nova criado (IBGE, 2017).

Após esse período Altamira do Paraná deixou de pertencer a Pitanga e passou a ser administrada por Palmital. Com o passar do tempo e o desenvolvendo da localidade aumentando cada vez mais, permitiu que houvesse o seu desmembramento que ocorreu no dia 01/02/1983. Atualmente o município possui sua área territorial de 387,315 km, pertencendo a comarca de Campina da Lagoa (IPARDES, 2017). Possui IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) de 0,667 e PIB de 16.174,36 reais (IBGE, 2017).

Segundo documentos da biblioteca cidadã e a aos relatos de populares, a região de Altamira era freqüentada há muitas décadas atrás tendo vários relatos de trafego de pessoas na região desde 1960. Em 1960 chegava à região de Altamira do Paraná uma companhia de colonização e desenvolvimento (CODAL). O CODAL foi responsável por dividir as terras da região de Altamira do Paraná em pequenos lotes e assim comercializando para futuros moradores, surgindo assim o povoado de Altamira do Paraná (IBGE, 2019). Com essa produção proporcionalmente em boa escala os outros meios de produção fazia com que o “capital de giro” permanecesse estável e até se desenvolvesse. 

Atualmente o município possui cerca de 4 mil habitantes, segundos dados do Programa Saúde da Família da Secretaria Municipal de Saúde.