Posto de Saúde atenderá neste sábado (15), para vacinação contra sarampo

 

Coordenação Geral
14/02/2020 13:53
| Fonte/Agência: Assessoria de Imprensa

A campanha nacional de vacinação contra o sarampo teve início na segunda-feira (10) e segue até o dia 13 de março. No Paraná, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) pretende vacinar o público mais infectado pela doença até agora, os jovens com idade entre 20 e 29 anos. No sábado (15), haverá o “Dia D”, e os postos de saúde estarão abertos para facilitar o acesso à população.

Em Altamira do Paraná, o Posto de Saúde estará aberto neste sábado (15), para vacinar a população contra o sarampo.

QUEM TOMA A VACINA - A dose zero deve ser aplicada em crianças entre seis e onze meses. A dose número 1 aos 12 meses de vida com a vacina tríplice viral, e a dose 2 aos 15 meses com a vacina tetra viral (que previne sarampo, rubéola, caxumba e varicela/catapora). A população com até 29 anos deve receber ao menos duas doses da vacina. E para as pessoas que estão no grupo com idade entre 30 e 49 anos basta ter o registro de uma dose são consideradas vacinadas. Acima dos 50 anos, a vacina é indicada apenas nos casos de bloqueio vacinal após a exposição com casos de suspeita da doença ou confirmados. Mulheres que estão amamentando podem ser vacinadas. E aquelas que desejam engravidar, devem aguardar no mínimo 30 dias após receber a dose da vacina. Os profissionais da área da saúde devem ser vacinados com as duas doses da tríplice viral em qualquer faixa etária, independente se atuam na atenção primária, secundária ou terciária.

QUEM NÃO TOMA A VACINA - Pessoas com a imunidade baixa, mulheres grávidas e menores de seis meses de idade não devem tomar a vacina.