Em 40% das casas de Altamira foram encontrados criadouros do mosquito da Dengue

 

Publicado em: 16/01/2020 12:54 | Fonte/Agência: Assessoria de Imprensa

Whatsapp

 

Em Altamira do Paraná o saldo das vistorias desta semana no combate a dengue assustam. Foram encontrados criadouros do mosquito da dengue em cerca de 40% das casas visitadas pelas equipes.

“Não vamos deixar morrer alguém, não podemos ser omissos nessa guerra. O combate é dever de todos nós. Por isso convocamos a população para que continuem cuidando e limpando dos quintais.” Disse a prefeita Elza Aparecida da Silva, em mais uma convocação para que Altamira combata a dengue.

Paraná vive a maior epidemia de dengue

Em entrevista a Gazeta do Povo, o secretário de saúde disse:  “Estamos prestes a ter uma avalanche de casos [de dengue]”. A frase é do secretário de Estado da Saúde do Paraná (Sesa), Beto Preto, e serve como alerta para necessidade de união de agentes públicos e sociedade civil no combate à doença. O objetivo não é criar pânico, mas mostrar que é preciso engajamento para acabar com criadouros do mosquito Aedes Aegypti, que transmite a dengue. O cenário é preocupante – os números iniciais sugerem perigo de epidemia recorde no estado.”

Comparando os números, o boletim emitido pela Sesa no final de 2018 e início de 2019 apresentava 132 casos confirmados de dengue. Já o boletim publicado nesta semana, consolidando números do final de dezembro e primeiros dias de janeiro de 2020, totaliza 5.343 casos de dengue no Paraná.

Outra comparação: eram 33 municípios com casos confirmados; hoje são 160; 15 estão em epidemia e 23 em situação de alerta para epidemia; 274 têm notificações para dengue, indicando casos em investigação.